Artigos em cortiça – Ofereça natureza sustentável

cortiças2

É uma grande mancha verde escura no mapa de um pequeno país, 736 mil hectares que correspondem a cerca de um terço do total da área de montado de sobro nos 7 grandes produtores mundiais: Portugal, Espanha, Argélia, França, Tunísia e Itália.

Além Tejo, reina o cortiças3sobreiro mediterrânico, Quercus Suber, de que Portugal extrai todos os anos quase 190 mil toneladas de cortiça, que correspondem a cerca de 51% a 54% da produção mundial.

O sobreiro é uma árvore que tem que ser amada e cuidada por várias gerações. Leva cerca de 25 anos a produzir as cortiças. Com colheitas em ciclos de 9 anos e que se podem estender ao longo de 150 anos.

Desde tempos imemoriais que a cortiça faz parte do quotidiano. Hà 5000 anos já era usada nas artes da pesca desde a China à Babilónia. No século XIII Portugal publicou as primeiras leis de protecção à cortiça.

A aliança entre a cortiça e o vinho veio trazer um grande impulso à produção de cortiça. Nos dias de hoje a indústria da moda e dos acessórios adoptou com muito êxito a cortiça nos seus artigos.

A cortiça tornou-se em produtos versáteis, elegantes e aliados da natureza.IMG_0312

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s